EU-HOU recebe medalha de prata

O objectivo foi premiar projectos Europeus marcantes, que sirvam de motivação às práticas inovadoras que podem levar-nos a alcançar os objectivos estabelecidos pelos líderes Europeus em Lisboa: transformar a nossa economia, baseada no conhecimento, a mais dinâmica do mundo na área da Educação e Formação até 2010!
O evento decorreu em Praga, nos dias 6 e 7 de Maio de 2009, durante a presidência Checa da União Europeia. Na categoria “Tecnologias de Informação e Comunicação”, o prémio foi entregue ao líder do projecto europeu, Roger Ferlet (Institut d'Astrophysique de Paris) pelo Ministro da Educação, Juventude e Desporto Checo e pelo Comissário Europeu para Educação, Cultura, Juventude e Formação, Jan Figel.
O NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, é o parceiro português deste projecto inovador, cujo objectivo principal é trazer os recursos modernos da astronomia para as salas de aula.
Como associação de astrónomos profissionais e amadores, e educadores, o NUCLIO promove formação e apoio continuado a professores em Portugal desde 2004, tendo já formado cerca de 100 professores na utilização de ferramentas inovadoras para o ensino na sala de aula.
Neste âmbito, têm sido vários os projectos dinamizados nas escolas, desde a observação em tempo real com telescópios robóticos, até projectos de investigação científica com o apoio de cientistas - tudo na sala de aula. O projecto “Procura de enxames à volta de estrelas do tipo O”, proposto pelo Doutor André Moitinho (Instituto D. Luís, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), valeu o 3º prémio do concurso “Catch a Star” do ESO (European Southern Observatory) para a aluna Andreia Nascimento, da Escola Secundaria da Cidadela (Cascais), em 2008.
